Compre pelo Telefone: 0800.777.6601

Buscar

Digite o termo que deseja buscar:

Top 5




Início > Livros > A Guerra Guaranítica - O levante indígena que desafiou Portugal e Espanha
A Guerra Guaranítica - O levante indígena que desafiou Portugal e Espanha



clique na imagem para ampliar
Autor: Tau Golin
Disponibilidade para envio: Indisponível

Produto fora de estoque!


Quer saber o valor do frete?
Entre com seu CEP    
   
Não era o que você procurava?
Envie-nos uma mensagem.

Características


A Guerra Guaranítica - O levante indígena que desafiou Portugal e Espanha

Dos povos que formaram a moderna sociedade brasileira, talvez nenhum tenha sido tão ignorado pela história oficial quanto as populações indígenas, por muito retratadas como grupos que aceitaram passivamente a dominação europeia. As mais recentes pesquisas históricas, no entanto, vêm desmontando essa narrativa.

A Guerra Guaranítica talvez seja o exemplo máximo disso. Apoiados por padres jesuítas, tropas indígenas da região dos Sete Povos das Missões, no atual estado do Rio Grande do Sul, barraram o avanço dos oficiais portugueses e espanhóis responsáveis por redesenhar as fronteiras entre os domínios de seus respectivos países na América do Sul após a assinatura do Tratado de Madri, em 1750. Os rebeldes resistiram de 1754 e 1756, até serem finalmente derrotados por um imenso exército coligado das duas nações europeias, mas o líder guarani Sepé Tiaraju se tornaria um ícone do movimento indígena nacional, lembrado até hoje como um dos maiores símbolos da resistência dos povos nativos do Brasil.


Luiz Carlos Tau Golin é jornalista e historiador, doutor em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa, e professor-pesquisador de História na graduação e pós-graduação na Universidade de Passo Fundo – UPF (graduação e pós-graduação). Desenvolve pesquisas sobre a formação da América meridional, com diversas publicações sobre os conflitos geopolíticos. Sobre o tema das Missões destacam-se obras como A Guerra Guaranítica: Como os exércitos de Portugal e Espanha destruíram os Sete Povos dos jesuítas e índios guaranis no Rio Grande do Sul (1750-1761) (Editora da UFRGS/UPF Editora, 1998); A fronteira (L&PM, 2002, 2004, 2v); A expedição: imaginário artístico na conquista militar dos Sete Povos (Sulina, 1997) e Etnocídio e herança indígena (UPF Editora, 1999).

Autor: Tau Golin
Páginas 200
Projeto gráfico: Antonio Kehl
Formato: 14 x 19,5 cm
Acabamento: Brochura

 

EDITORA CAROS AMIGOS

Sede administrativa e redação

 Rua Vieira de Carvalho n. 115, Conj. 31, Santa Ifigênia , São Paulo-SP. CEP: 01210-010

Estoque e distribuição:

Rua Garcia Aquilino, 10, casa 01, Moinho Velho, São Paulo, SP, CEP 02929-070

Atendimento: 0800 777 6601 

2017 - Lojacarosamigos.com.br - Todos os direitos reservado
Desenvolvido por 001SHOP